Dicas da AMD Auto Peças: Entenda o que você está comprando
Para garantir a vida útil do seu motor, é essencial escolher o lubrificante correto. Abaixo, explicamos de forma rápida as principais diferenças para te ajudar na escolha.
1. Qual a diferença entre Óleo Mineral e Semi-Sintético?
Óleo Mineral: É obtido diretamente do refino do petróleo. É mais básico e econômico, geralmente indicado para motores mais antigos ou com tecnologias menos complexas. Exige trocas mais frequentes.
Óleo Semi-Sintético: É o meio-termo ideal. Mistura uma base mineral com aditivos sintéticos. Oferece melhor proteção, limpeza e durabilidade que o mineral, suportando melhor as variações de temperatura.
2. Entendendo a Viscosidade (Os números na embalagem)
A sigla "W" significa Winter (Inverno).
1º Número (ex: 5W): Indica a fluidez na partida a frio. Quanto menor, mais rápido o óleo sobe para lubrificar o motor ao ligar.
2º Número (ex: 30): Indica a viscosidade com o motor quente. Quanto maior, mais "grosso" o filme protetor em altas temperaturas.
Guia Rápido das Viscosidades:
20W50: Óleo mais viscoso ("grosso"). Comum em carros com alta quilometragem ou motores de projetos mais antigos que precisam de vedação extra.
15W40: Muito utilizado em frotas mistas e carros fabricados entre os anos 90 e 2000. Boa proteção geral.
10W40: Um dos mais versáteis, geralmente semi-sintético. Garante boa partida a frio e proteção robusta a quente.
10W30: Focado em eficiência energética para motores intermediários, oferecendo menos resistência que o 10W40.
5W30: O padrão da maioria dos carros modernos. É fluido, sobe rápido na partida e protege componentes sensíveis.
0W20: Tecnologia de ponta. Ultra fluido, focado em máxima economia de combustível e motores modernos de alta precisão (ex: 3 cilindros, híbridos).
Importante: Sempre siga a recomendação do manual do proprietário do seu veículo. A viscosidade correta evita borra e desgaste prematuro.